por Simão 20/1/2010, 00:41
Como nos outros campeonatos, aqui no Sul a dupla greNAL é muito superior as outras, o torneio não é equilibrado e as equipes do interior só conseguem bons resultados quando os 2 principais vão com time misto ou reservas como vem acontecendo no inicio dos campeonatos, tendo em vista que estão mais interesados na Libertadores e esticam um pouco a pré-temporada.
O maior problema disso tudo é que o Gauchão, assim como a maioria dos campeonatos estaduais (incluo o Paulista) não é um teste adequado para os clubes que enfrentarão a Série A durante todo o resto da temporada, assim como outros campeonatos importantes, como é o caso da Copa do Brasil e Libertadores da América. Com isso, os clubes grandes jogam uma quantidade impressionante de partidas as vezes mais de 20 jogos. É o equivalente a meio campeonato brasileiro. Sei lá considero alto o risco de lesões que essa quantidade enorme e jogos pode causar aos atletas.
Soluções: eu sempre fui a favor dos regionais – Rio-São Paulo, Sul-Minas, etc. Eram campeonatos curtos, vibrantes e rentáveis. Os campeonatos estaduais poderiam continuar a ser disputados pelos clubes menores, sendo que os primeiros colocados ganhariam vagas para a Copa do Brasil e para as taças regionais, além de servir como seletiva para a Série D do campeonato brasileiro.
Outra possibilidade é permitir que os clubes que disputam a Libertadores joguem também a Copa do Brasil, alongando-a para parte do segundo semestre, disputando os jogos entre as rodadas do campeonato brasileiro. Esse modelo é adotado pela maioria dos países europeus.
Enfim, sei que o assunto é polêmico, mas eu tenho bastante convicção de que a disputa dos campeonatos estaduais é pura perda de tempo e dinheiro.